À moda de Lafayette

(leia cantarolando Fracasso)

um abraço pra Maria Angélica,
que acreditou em mim, tadinha

Eu não faço bolos. Eu nem como tanto bolo, não acerto, nunca tem tudo que precisa, antigamente tinha aquele lance de bater claras em neve, não tenho batedeira, etc. Eu não faço bolo.

Mas minha sobrinha de 8 anos fez um bolo lindo. 8 anos, eu disse. Um bolo super simples, disseram: 3 ingredientes. Opa, 3 ingredientes é capaz de rolar. E, né, hoje é aniversário do meu filho, estou longe, fazer bolo tem um efeito simbólico que me consola um pouco. Pois bora.

3 ovos, duas xícaras de leite em pó,uma colher de fermento. Simples, né? E uma sorte, eu nunca tenho leite em pó, mas comprei um saco pra fazer pão, sobrou quase todo. Pois fiz, bati os ovos, misturei o leite em pó, coloquei o fermento… Aí eu pensei:

uma pitadinha de sal, claro, tudo que é doce pede sal. Daí lembrei que estou sem sal comum em casa (sempre falta alguma coisa, eu disse), coloquei uma pitada de sal grosso, talvez não tão inha assim. E como uma coisa puxa outra, lembrei que tinha coco ralado na geladeira. Vai uma colherzinha? vai sim. Não coloquei muito, pois não sabia o efeito na massa. Quando fui guardar o resto do coco na geladeira vi o queijo. Porque ralá-lo, porque não ralá-lo… ralei-o-ô. Mais uma colheradinha na tigela.

Tão contando os ingredientes? De três pulamos pra seis. Hora de colocar no fornOPA tem que untar a forma, aí me toquei que também acabou a manteiga, untei com azeite.

Uns quinze minutos de forno e ficaram LINDOS. Lindos mesmo, fofinhos, convidativos, cheirosos… eu podia parar o relato aqui, vocês nunca saberiam a verdade: ficaram uma delícia porém salgados. Quando pega uma lasquinha do coco engana mais ou menos. Mas tá salgado.

Modus que se algum outro dia eu for incursionar por estas paragens (que não vai ser tão cedo pois acabou o leite em pó também), ou sal ou queijo, luciana.

96520114_2853755451329033_85752376434098176_n

Um comentário em “À moda de Lafayette

  1. Eu ri na parte do sal. Faço bolo, você sabe. Adoro a rotina do preparo. Até já escrevi sobre isso. A base do bolo e sempre a mesma, só muda pequenos detalhes de gosto. Tipo queijo, coco. Mas nunca coloquei sal e duvidei da informação, tudo que e doce vai sal. Isso funciona com massa de pão por causa da química do fermento ou algo assim. Onde foi que ouvi isso? Ah, não sei. Agora vou ter que escrever sobre isso. Pelo visto vai virar muda de novo. Ler Luciana e escrever post. Rá

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s