Oba Oba

Tenho visto algumas pessoas nas redes sociais e mesmo comentaristas esportivos alertando sobre o oba-oba da torcida do Flamengo. Só posso deduzir que são pessoas sem futebol no coração. Sábado o Flamengo pode ganhar o jogo. Sábado o Flamengo pode perder o jogo (espero que não, mas pode). É isso o esporte. A alegria, a festa, o afeto em gritos, charangas, palmas, danças, canto, é a celebração de podermos estar lá. Comemora-se a possibilidade. Estamos eufóricos, sim, porque vamos jogar. O resto, o resultado, não temos controle sobre isso. Nos resta torcer e torcer não é apenas festejar uma vitória mas alegrar-se com o caminho. Torcer é antecipação. Torcer é expectativa. Torcer é anseio. Torcer é esperança. Temos orgulho de chegar à final. Temos prazer de ver a equipe jogando. Para quem ama futebol, para quem ama um time, sim, isso é embriagador, leva a dançar na rua, bradar nas varandas, abraçar desconhecidos, rir a toa. Depois é depois, hoje somos finalistas da Libertadores da América.

Eu sinto falta de beber vinho tinto.

Estou meio enlutada por abrir mão dos planos da licença-capacitação.

Tá doído ver tanto sofrimento na América do Sul. Tá inspirador ver tanta luta, gente que não se curva, que resiste, que sobrevive. Tá difícil sentir os retrocessos, os avanços do fascismo, o recrudescimento do racismo e dos mais variados preconceitos. E é tocante ver este mar vermelho e negro, de alegria e amor, atravessando fronteiras.

Dentista, dermatologista, ginecologista, oftalmologista. Minha vida em preto e branco.

Queria desistir desse negócio de comprar roupa pronta e contratar costureira pra fazer algumas roupas pra mim. Mas nem sei onde começar a procurar os “modelos”. Estou cansada de ter que escolher entre vestido de malha ruim e blusa de 320 reais nas boutiques de internet.

Ou posso andar seminua e malamanhada mesmo, daí gastar isso de passagem aérea.

Ontem foi o dia da consciência negra e eu digo isso, ano após ano:

NÓS SOMOS LINDOS…

e se o Flamengo ganhar, oba, oba, seremos lindos e felizes, sábado.

E se o Flamengo ganhar, ah, vai ser linda a explosão de amor. Vai ser envolvente, cativante, borbulhante. O Rio vai ser em alegrias, vai ter riso como se fossem bolhinhas de champanhe fazendo cócegas nas ruas, vai ter gente dançando em cada esquina, casais se amando nas varandas, crianças flutuando e maná caindo do céu.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s